Notícias

VOLTAR

NEGOCIAÇÕES TRABALHISTAS DE 2019/2020
SINTESE


Foi concluída no dia 17 de julho de 2019 a Convenção Coletiva de Trabalho para o período de 2019/2020, tendo os seus efeitos retroativos ao dia 01 de julho de 2019, data base da categoria.

As negociações para a CCT 2019/2020 foram satisfatórias para ambas as partes Patronal e trabalhadora, culminando com o percentual concedido de 3,5%(três vírgula cinco por cento), passando o piso do motorista de veículo até 7 TON para R$1.937,95 (hum mil novecentos e trinta e sete reais e noventa e cinco centavos), e do motorista de veículos acima de 7 TON para o piso de R$2.103,64 (dois mil cento e três reais e sessenta e quatro centavos).

A CCT 2019/2020 trouxe ainda a obrigatoriedade de homologar as rescisões de contrato de trabalho no Sindicato Profissional, pleito aprovado pela Comissão de Negociação Patronal, em atenção a pleito da Classe Trabalhadora, que alegou que tal decisão traria mais tranquilidade aos trabalhadores demitidos, já que o Setor Jurídico do Sindicato faz a revisão dos cálculos trabalhistas, o que também dará mais segurança a Classe Patronal. As empresas associadas ao SETCEPE, ficam isentas da taxa de conferencia das homologações.

A CCT 2019/2020 traz como novidade a possibilidade da quitação anual de pendencias trabalhistas entre empregado e empregador, o que evitará discussões posteriores, onde as empresas e empregados poderão realizar acordos perante a Comissão Intersindical de Conciliação Prévia quitando débitos de período em que entendam haver verba pendente de ser paga.

A CCT 2019/2020 mantém em atividade a COMISSÃO INTERSINDICAL DE CONCLIAÇÃO PRÉVIA, que funciona na sede do Sindicato Profissional, com dezenove anos de criação, prestando serviço a categoria, em cujo objetivo é a solução de conflitos entre a empresa e o empregado e onde o melhor caminho sempre é a conciliação.

A CCT 2019/2020 trouxe mais uma novidade para a categoria, que é o Convênio Médico, do SETCEPE com o SINTRACARGA em parceria com o HAPVIDA, dando a oportunidade de serem feitos planos de saúde coorporativos, juntamente com plano odontológico, à preços acessíveis e menores que os oferecidos no mercado. Basta consultar o SETCEPE. Destaca-se que este Convênio não obriga as empresas a arcarem com nenhum custo, se assim desejarem, mais possibilita que os funcionários podem formar grupos, e sofrerem desconto em folha.

Senhores empresários para maiores detalhes contate o seu Sindicato, associando-se e tornando-o mais forte. O SETCEPE trabalha em conjunto com as entidades superiores da classe patronal como FETRACAN, ABTC e CNT, que se encontram ativas e vigilantes aos interesses dos TRANSPORTADORES DE CARGA.

Assim, o SETCEPE agradece a cooperação de todos os empresários que participaram da Comissão de Negociação Coletiva, pois não só dedicaram o seu tempo, mas se engajaram para que a negociação coletiva mais uma vez fosse justa e satisfatória para ambas as partes.