Notícias

‹ VOLTAR

Seguro contra roubo de cargas é alternativa para empresas transportadoras

Ao escolhermos os produtos que consumimos nas prateleiras dos supermercados, pouco imaginamos o tamanho da operação logística – e os riscos envolvidos durante o trajeto – para chegarem às nossas mãos. De acordo com a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), de 2011 a 2016, o número de roubos de carga registrados no Brasil subiu 86%, passando de 22 mil casos por ano.

Somente em 2016, os prejuízos com roubo de cargas chegaram ao valor recorde de mais de R$ 1,4 bilhão, quase o dobro dos R$ 761 milhões registrados em 2011.

Iramil Araújo, Gerente Geral Comercial de Transportes da Rodobens Corretora de Seguros, especialista no tema, alerta que o dado é preocupante porque este tipo de ocorrência traz perdas à economia brasileira como um todo, uma vez que a carga roubada pode ser comercializada sem tributação, ou seja, União e Estados deixam de arrecadar impostos.

“Um dos nossos objetivos é oferecer soluções que neutralizem possíveis perdas e danos gerados com este tipo de roubo, auxiliando transportadoras na entrega da mercadoria, no gerenciamento de riscos e na proteção do transportador, proprietário e distribuidor. O seguro para transportes de carga em geral tornou-se indispensável para as operações logísticas em diversos setores”, afirma Iramil.

Soluções ofertadas:

· Seguro para transportes de cargas: protege o condutor, o proprietário e o distribuidor da mercadoria durante o trânsito em casos de colisão, capotagem, abalroamento, tombamento, incêndio ou explosão, desaparecimento total da carga e do veículo em casos de furto, roubo ou sequestro.

· Gerenciamento de risco: realizado por meio de ações preventivas e procedimentos eficazes para minimizar perdas no transporte de cargas, conta com a oferta de benefícios logísticos que auxiliam a segurança e no cumprimento de prazos de entrega, como análise de perfil dos profissionais envolvidos na operação do transporte, monitoramento em tempo real com tecnologias de rastreamento e treinamentos a profissionais.

Mais dados sobre transporte de carga no Brasil:

· O Brasil possui mais de 70 mil empresas de transporte, responsáveis pela movimentação de alimentos e produtos para o abastecimento de mercadorias aos consumidores, comércios e indústrias (ANTT).

· Segundo dados divulgados pela Confederação Nacional de Transportes (CNT) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 61% de toda a carga transportada no Brasil utiliza o sistema modal rodoviário; 21% passam por ferrovias, 14% pelas hidrovias, terminais portuários fluviais, marítimos e apenas 4% por via aérea.