Notícias

‹ VOLTAR

DHL assume 100% da gestão de armazenagem da Pernod Ricard no Brasil

DHL Supply Chain, que já operava o Centro de Distribuição (CD) da Pernod Ricard em Louveira, assumiu a operação logística in plant de Resende (RJ) e Suape (PE).



A DHL Supply Chain, líder mundial em logística, armazenagem e distribuição, que já tinha parcerias no México e mesmo no Brasil, assumiu em julho 100% da gestão de armazenagem da Pernod Ricard no Brasil. Multinacional de origem francesa, a Pernod Ricard é uma das maiores empresas de bebidas alcoólicas do mundo. Além do Centro de Distribuição (CD) de Louveira (interior de São Paulo), a DHL passou a operar também a logística in plant de Resende (RJ) e Suape (PE). O trabalho da DHL abrange a gestão do almoxarifado de insumos, o abastecimento das linhas de produção e a gestão do CD de produtos acabados.

De acordo com Maurício Almeida, diretor de operação da DHL Supply Chain Brasil, “a operação de armazenagem da Pernod Ricard em Resende e Suape era feita por outro operador logístico e também parte pela própria Pernod Ricard. Neste novo desenho, a gestão e operação da armazenagem foram consolidadas com a DHL, proporcionando assim a captura de sinergias e o aprimoramento de processos. Com isso, pudemos contribuir inclusive com o planejamento de produção e balanço de inventário geral dos produtos da Pernod Ricard”.
Para a Pernod Ricard Brasil, a implantação do projeto significa mais que uma simples transição de Operador Logístico com aumento de escopo. A iniciativa tem a capacidade de sincronizar várias áreas da Pernod Ricard Brasil, agregando inteligência entre os CDs, gestão em almoxarifado e abastecimento da linha de produção. No novo desenho logístico, tanto em Resende quanto em Suape, a DHL recebe os insumos da fábrica, faz a gestão do almoxarifado e abastece a linha de produção. A DHL é a única responsável pela gestão dos produtos acabados, desde a retirada da linha de produção, armazenagem até o carregamento dos caminhões (cujo destino pode ser o CD em Louveira ou clientes finais).

Considerando os dois novos CDs e o de Louveira, a DHL irá administrar cerca de 15 mil posições pallets, abarcando todo o portfólio de produtos da Pernod Ricard no Brasil, como vodcas, whiskies, runs, espumantes e conhaques. O diretor de operações da DHL Supply Chain Brasil completa que “a gestão de performance e de segurança da DHL foram fatores decisivos para a contratação. Temos um compromisso de desenvolvimento contínuo de processos, resultando em ganhos de eficiência, seja pela redução de custos, seja pelo aumento da eficiência, a medida que a operação amadurece. Desta forma, facilitamos o processo de expansão do cliente”. A mensuração do desempenho, bem como gestão da operação como um todo, é suportada pela plataforma tecnológica de gestão de armazenagem. A platafor ma é aplicada amplamente em todo o mundo, tendo comprovada sua eficiência na gestão de grandes volumes de itens e com alto nível de fracionamento. O sistema terá interface direta com os sistemas da Pernod Ricard possibilitando a visibilidade de todo o processo, ajustes de inventário e geração de relatórios gerenciais – base para o desenvolvimento contínuo.

Sobre a DHL

A DHL é a marca líder mundial no setor de logística. Em seu portfóliio, serviços de logística que vão desde encomendas nacionais e internacionais, entregas expressas internacionais, serviços de transporte rodoviário, aéreo e marítimo até a gestão da cadeia de abastecimento industrial. Com soluções especializadas para mercados e setores em crescimento, incluindo comércio eletrônico, tecnologia, biociências da vida e área de saúde, setor energético, automotivo e de varejo, um sólido compromisso com a responsabilidade corporativa. A DHL faz parte do Deutsche Post DHL Group. O Grupo gerou receita de mais 59 bilhões de euros em 2015.

Sobre a Pernod Ricard

A Pernod Ricard é a multinacional co-líder mundial em destilados e vinhos com vendas consolidadas de € 7,945 bilhões no período de 2013/14. Criado em 1975 pela fusão Ricard e Pernod, o Grupo tem tido um desenvolvimento sustentável, baseado no crescimento orgânico e em aquisições: Seagram (2001), Allied Domecq (2005) e Vin&Sprit (2008). A companhia possui um dos mais prestigiados portfólios de marcas do setor: Absolut Vodka, os whiskies escoceses Ballantine’s, Chivas Regal, Royal Salute e The Glenlivet, o whiskey irlandês Jameson, o cognac Martell, rum Havana Club, gim Beefeater, licores Kahlúa e Malibu, as champagnes Mumm Cordon Rouge e Perrier- Jouët. A empresa ainda fabrica no Brasil o rum Montilla, a vodka Orloff, o whisky Natu Nobilis e as cachaças São Francisco e Janeiro, além de engarrafar o whisky Passport.

A Pernod Ricard emprega aproximadamente 18 mil pessoas no mundo todo (cerca de 500 no Brasil) e opera por meio de uma organização descentralizada, com 6 “Brand Companies” e 80 “Market Companies” estabelecidas em cada mercado-foco. A companhia é extremamente comprometida com a política de desenvolvimento sustentável e apoia o consumo responsável. A estratégia e a ambição da Pernod Ricard estão baseadas em 3 valores-chave que guiam sua expansão: espírito empreendedor, confiança mútua e forte senso de ética. A empresa está listada no Euronext (Ticker: RI; ISIN code: FR0000120693) e é parte da CAC 40 index.

A responsabilidade social da empresa foca-se essencialmente na busca constante da melhoria, tendo como base quatro áreas: os colaboradores embaixadores, o consumo responsável, a proteção ao planeta e desenvolvimento de comunidades e o engajamento dos parceiros.




www.setcepe.com.br | sindsetcepe@uol.com.br | sindsetcepe@gmail.com